A Defensora Pública de Segunda Instância e associada da ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores de Mato Grosso do Sul), Olga Lemos Cardoso de Marco, foi empossada na Academia de Direito de Mato Grosso do Sul, ocupando a cadeira n.º 10, que tem como patrona Suely Pletz Neder, a primeira Procuradora-Chefe da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
A presidenta da ADEP-MS, defensora Nancy Gomes de Carvalho, relembra a patrona e ressalta a relevância de sua trajetória para o fortalecimento da Defensoria Pública no estado. “A criação desta cadeira na Academia de Direito de Mato Grosso do Sul é um reconhecimento merecido a carreira e contribuição da dra Suely para com a sociedade”. A presidenta parabenizou também a defensora Olga pela posse na Academia de Direito de MS
Olga de Marco, é formada pela FUCMT, atual UCDB, em 1985 sendo empossada na Defensoria de MS em 06 de setembro de 1988. Como defensora atuou em diversas comarcas no Estado.
Percursora da DPMS
Suely Pletz Neder participou, em 1982, do primeiro concurso da Assistência Judiciária do MS, instituição precursora da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, e foi uma das 33 aprovadas e aprovados como assistentes judiciários, nome dado a defensoras e defensores públicos na época.
Tomou posse em 1983 e foi nomeada como a primeira chefe do órgão com fundamento em ter sido a primeira classificada no concurso de provas e títulos.
Suely foi, ainda, a primeira mulher presidente da FENADEP (Federação Nacional dos Defensores), de 1986 a 1990, hoje denominada ANADEP (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos).
O período de sua gestão marca um dos momentos mais importantes da Defensoria Pública, quando a Instituição foi inserida no texto da Constituição Federal de 1988.
Além disso, Suely Pletz Neder foi presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de MS (ADEP-MS) no período de 1983 a 1985.
Academia de Direito
A Academia de Direito de Mato Grosso do Sul foi constituída com o intuito de ser um braço estadual da Academia Brasileira de Direito, congregando profissionais de notável saber jurídico e conduta ilibada. Membros de diferentes áreas do Direito fazem parte dessa instituição, que busca valorizar e promover o estudo do Direito no estado.