Durante dois dias intensos de programação, defensoras e defensores públicos, sociedade civil e representantes do Poder Executivo e Legislativo participaram, nessa terça e quarta-feira (5 e 6), do I Congresso Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, organizado pela Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (APADEP), com o apoio da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).
O Congresso foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, que apoiou a iniciativa. A data do evento foi escolhida em razão do mês dedicado à luta pela inclusão, conhecido como setembro verde.
O evento também marcou o lançamento regional da Campanha Nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”, promovida este ano pela ANADEP.
Presente nos dois dias de evento, a presidente da ADEP/MS, Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, parabenizou a iniciativa e destacou que a temática reforça a importância da união da categoria na defesa das pessoas com deficiência.
“Em um mundo que constantemente desafia a inclusão e a igualdade, é fundamental que as defensoras e os defensores públicos se unam em prol dessa causa tão relevante. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e promovidos em nossa sociedade”, enfatizou.
“A ADEP/MS está comprometida com essa missão e continuará trabalhando incansavelmente para assegurar a justiça e a igualdade para todos. Que a campanha nacional para a inclusão e acesso à Justica pelas pessoas portadoras de deficiências e doenças raras seja, excepcionalmente, respeitada e cumprida pelas administrações superiores das Defensorias Públicas Estaduais, no sentido de garantir o respeito e a paridade de tratamento a todos – assistidos, servidores e membros das Instituições estaduais e da União, fazendo o dever ‘dentro de casa’, com a implementação e cumprimento das Leis 13.146, de 6/7/2015, e 13.370, de 13/12/2016”, completou.