Na quinta-feira (10), aconteceu a inauguração da nova unidade de atendimento da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. No local irão funcionar as sedes do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) e do Núcleo do Sistema Penitenciário (NUSPEN). Duas áreas de atuação cruciais, que demandam uma atenção especializada e sensível por parte dos defensores e defensoras públicas.
De acordo com a instituição, apesar de se tratar de um prédio locado, a construção do novo local foi elaborada a partir um projeto arquitetônico modular e moderno, com padronização de espaços para atendimento e aplicação das cores e identidade visual da Defensoria Pública.
A presidente da ADEP/MS, Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, esteve presente na inauguração e ressalta que esta é uma ocasião marcante, na qual a categoria dá mais um passo em direção à justiça acessível e efetiva para todas as cidadãs e cidadãos.
“A história da Defensoria Pública é profundamente enraizada na busca pela igualdade e pelo respeito aos direitos fundamentais de cada indivíduo. Hoje, ao cortarmos a fita inaugural desta unidade, reafirmamos nosso compromisso inabalável com esses princípios e valores que nos guiam diariamente. Esta nova unidade simboliza nosso empenho em garantir o acesso à justiça e à assistência jurídica a todos aqueles que dela necessitam”, afirma.
O NAS terá a missão vital de assegurar que os indivíduos mais vulneráveis tenham acesso ao direito fundamental à saúde, previsto na Constituição Federal. Da mesma forma, o Núcleo do Sistema Penitenciário terá a nobre tarefa de garantir que os direitos e a integridade dos detentos sejam protegidos, independentemente das circunstâncias.
“A Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP/MS) orgulha-se de representar as defensoras e os defensores públicos que dedicam suas vidas a essas missões. São profissionais movidos pela paixão pela justiça, pelo desejo de fazer a diferença e pela crença inabalável de que todos merecem uma oportunidade justa na vida”, destaca a presidente.