Na última quarta-feira (18), a ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul), representada por suas associadas e associados, reuniu-se com candidatos e candidatas à Prefeitura de Campo Grande para entregar a Carta de Compromisso elaborada pelo Fórum de Políticas Públicas para e com as Pessoas em Situação de Rua.
O evento contou com a presença dos candidatos Beto Figueiró (Novo), Beto Pereira (PSDB), Luso de Queiroz (PSOL), Rose Modesto (PRD) e Ubirajara Martins (DC), a vice da candidata Adriane Lopes (PP), Camila Nascimento de Oliveira e a candidata Camila Jara (PT).
A presidenta da ADEP-MS, defensora pública Nancy Gomes de Carvalho, destacou a importância do diálogo. “Esse encontro foi essencial para reforçar o compromisso dos candidatos com políticas públicas voltadas para a população em situação de rua”.
A defensora Thaisa Defante, que integra a comissão Pop Rua da ANADEP (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos), também pontuou a importância do encontro. “Foi muito significativo trazer luz a uma política pública que envolve diversas áreas como saúde, habitação, segurança e assistência social. Os candidatos demonstraram grande interesse em conhecer e apoiar os eixos da carta”.
Também estiveram presentes na reunião a Casa de Apoio São Francisco, Santa Clara e representantes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
Fórum de Políticas Públicas para e com as Pessoas em Situação de Rua
O Fórum é composto por pessoas que vivenciam a situação de rua, além de trabalhadores e trabalhadoras de diversos órgãos, como Centro Pop, acolhimentos municipais, Consultório na Rua, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Direitos Humanos do Município, Secretaria Municipal de Habitação, Defensoria Pública da União, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal (MPF).
Também fazem parte trabalhadores e trabalhadoras da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, da Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Estado, Centro Estadual LGBT, Caravana do Bem e Mãos Amigas, Geladeira Solidária, Tribunal de Justiça de MS, Escritório Social, Arquidiocese de Campo Grande, Associação Águia Morena, UFMS e o Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada.
Em memória de Bia Almeidinha, precurssora do Fórum e representante da Aborda, faleceu em 08/09/24, foi homenageada por seu legado de luta em prol das pessoas em situação de rua.